Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Aquele Bichinho Chamado Timidez

   
     Para você que nunca foi vítima ou não é frequentemente, incansavelmente, insaciavelmente perseguido por esse mal, talvez esse texto não tenha nenhum sentido. Porém, se isso passou pela sua prodigiosa cabecinha de- "topo tuudo, ir lá aparecer um pouquinho? Xá comigo!"- Olha, não é pra te aborrecer, mas está totalmente dentro disso. Mesmo se não for o tímido da vez, você esteve ou estará na platéia. Você, mesmo que não queira, é o vilão. 
     Segundo os clássicos do romantismo, sentimentalismo é o mal do século. Caros ingleses, portugueses e   Álvares de Azevedo, digo-vos que NÃO. Por mais que o amor, o rancor, a saudade, a angústia, provoquem um sentimento inexprimível de mal estar, a timidez, além disso, já tirou mais oportunidades na vida, desde que século existe, do que qualquer outro mal. Poxa, quanta experiência eu tenho nisso. Me proponha mil provas, mas não me faça apresentar um trabalho. O tímido pode saber de tudo sobre o assunto, pode ter as opiniões mais fantásticas do mundo, mas só de pensar em levantar a mão, responder a pergunta, argumentar sobre aquilo com seus pensamentos que estão fervendo e quase saindo com vida própria antes que a pessoa abra a boca. Mas a maldita ansiedade, trazendo aquele sofrimento antecipado, o faz entrar em um certo início de ataque cardíaco, ou seja lá o que for isso. Só sei que depois vem a revolta, a raiva de si mesmo quando algum natural corajoso levanta a mão, e você sabia, sabia e não fez nada. 
     A cura? Claro, é enfrentar o medo de frente, é tentar. Depois de alguns minutos de estar ali naquele que antes era um temível lugar, o ogro já não é tão assustador, na verdade ele é o "Shrek" e tudo começa a se aliviar. Mas, Ahah! Falar é fácil, o problema foi e sempre será a prática.
Um conselho, a pior coisa que você pode dizer para um tímido é o chamar disso. Não faz isso, nós sabemos quando estamos com medo e por isso somos covardes, mas admitir dói. Não precisa ninguém dizer.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com o texto!! Sou timida e sei disso, mas não gosto que me joguem na cara! Me mandem vir andando por quilometros carregando algo pesado, mas não me coloquem pra apresentar um trabalho na frente da classe, sozinha! Odeio isso.. odeio a atenção focada em mim >.< hahah
    Beijos

    Blog Devolva Meu Clichê!

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Eu já fui muito tímida, hoje já não sou tanto, mas, ainda assim, o fantasma da timidez, de vez em quando da o ar da sua graça, e é horrível, você sabe que tem que enfrentá-la mas não consegue, fica ali parado, estático.
    Muito bom o texto, adorei.

    ResponderExcluir